Para quem comprar a SuperInteressante deste mês (ou freqüentar este blog), comer um suculento cachorro-quente vai se tornar mais difícil. A reportagem "Dentro da embalagem" traz informações sobre diversos produtos: ketchup com ingredientes de cimento, gases bélicos no creme de barbear, soda cáustica no shampoo e por aí vai...
Ok. Eu sempre soube que a salsicha, assim como o hambúrguer do MC, não era feita de boa coisa, mas também não imaginava que usavam tanta porcaria para, literalmente, encher lingüiça. =O
Carne mecanicamente separada
No início, é o frango. Depois que a desossa manual tira o peito, a coxa e a sobrecoxa, o que sobrou vai para a prensagem mecânica. Ali é extraída a carne dentre os ossos, que sai da peneira em forma de pasta (ecate!). Sem esse processo, boa parte da carne iria para o lixo. É nojento - e mais barato.
Pele e miúdos de suínos
Se só tivesse carne, a salsicha seria dura e cara. A pele de porco cozida é fonte de proteína de gordura e de colágeno (uma gelatina que deixa a mistura macia). O coração (ai, ai) dá cor à massa, já que é rico em mioglobina. Já os outros componentes (fígado e rins) não têm função certa, ou seja: enchem lingüiça.
Água, proteína de soja e amido
Uma invenção brasileira. Para substituir parte da gordura, as indústrias nacionais usam água. Para reter essa água, é preciso adicionar proteína de soja e amido. Essa soma reduz a quantidade de gordura (ô, pelo menos alguma coisa "boa").
Tripolifosfato de sódio
Coadjuvante do sal, ajuda a manter a gordura misturada à massa ("massa"... Deus é mais!!!).
Aroma de fumaça ¬¬"
É como comer fumaça em pó. A fábrica destila a fumaça na água, filtra as impurezas e seca à solução. O pó restante é acrescentado à massa, dando aquele sabor de defumado (era só o que faltava...).
Bem, acho que todo mundo sabe o que é urucum, então essa parte eu vou pular.
Carmim de Chochonila
Corante extraído da fêmea do Dactylopius coccus, um besouro que não mede mais que 5 mm. Secado ao sol e depois triturado, vira um corante vermelho que é muito usado em iogurtes, sorvetes e recheios de bolachas. Para cada Kg do pigmento, vão 150 000 besouros!!!
Vamos repensar o cardápio das nossas sessões de DVD, ok? Agora só pipoca (e brigadeiro e coca. =])
S.
sexta-feira, 4 de maio de 2007
Adeus, Dogão!
Postado por Nota Pública ás 08:46
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Só pipoca e brigadeiro, ok!
Mas Coca? Lembre que ela faz tanto (ou mais) mal que o dogão!
Postar um comentário